Jogo de tabuleiro

Todos a Mexer

Criámos um novo jogo de tabuleiro para ti! Com um mix de conhecimento, skills e alguma sorte, este jogo é super divertido e pode ser jogado com toda a família.

Cria o teu dado e peões de jogo

Para jogares vais precisar de um dado e peões de jogo. Nestes vídeos ensinamos-te a criá-los de forma simples, utilizando materiais que tens em casa. Podes personalizá-los ao teu gosto!!

Desafios e Regras

Regras

Este jogo de tabuleiro não tem número mínimo nem máximo de jogadores.

O objetivo passa por ir avançando casas até chegar ao topo da pirâmide para o GOLO – PERGUNTA FINAL.

Os jogadores começam todos na casa 1, e têm de lançar o dado e superar os desafios para avançar casas. Em cada casa, o jogador só tem uma tentativa para superar o desafio (com exceção de algumas casas, devidamente assinaladas). Quando alguém falhar o desafio, passa ao jogador seguinte e espera que chegue novamente a sua vez de jogar.

O jogo só termina depois de superar o GOLO – PERGUNTA FINAL. Para chegar a essa casa, não precisa de calhar o número certo no dado (Exemplo: se estiver na casa 18 e lançar o número 6, fica logo no GOLO – PERGUNTA FINAL).

Uma vez chegado ao topo da pirâmide, o jogador já não sai de lá (Se chegar ao GOLO – PERGUNTA FINAL e errar na resposta, continua nesta casa e espera que chegue novamente a sua vez de jogar).

Desafios

1 – Quem lançar o número mais alto começa

Todos os jogadores lançam o dado. Quem lançar o número mais alto começa, e assim sucessivamente.

2 – Dar 5 toques com o melhor pé

O jogador tem de dar 5 toques sem deixar a bola cair. Só pode usar o melhor pé.

3 – Derrubar a garrafa

Colocar uma garrafa (ou objeto semelhante) no chão. Afastando-se cerca de 3 metros, o jogador tem de derrubar o objeto com um remate (só pode utilizar os pés).

4 – Dizer o nome de 3 jogadores começados pela letra sorteada

Sortear uma letra e dizer o nome de 3 jogadores de futebol começados por essa mesma letra. Para sortear a letra, o jogador pede a um adversário para dizer o abecedário em silêncio, e diz STOP quando quiser. O adversário diz a letra que calhou. Tem 15 segundos para responder.

5 – LixoBall

Colocar um caixote do lixo (ou objecto semelhante) no chão. Afastando-se cerca de 2 metros, o jogador tem de colocar a bola dentro do objecto com um remate. PARA ESTE DESAFIO TEM 5 TENTATIVAS

6 – FORA-DE-JOGO

Quem calhar nesta casa, fica uma vez sem jogar. Passa o dado ao jogador seguinte e espera que chegue novamente a sua vez.

7 – Dar um cambalhota com a bola presa nos pés

O jogador tem de dar uma cambalhota com a bola presa no meio dos pés, sem deixar a bola fugir.

8 – Desafia um adversário

Escolher um jogador e desafiar para um duelo de toques. Se o desafiador perder, lança o dado e recua o número de casas que calhar. O desafiado mantém-se na mesma casa independentemente do resultado.

9 – Dar 2 toques com os olhos vendados

O jogador tem de vendar os olhos com um lenço (ou objeto semelhante) e dar 2 toques seguidos com os pés.

10 – Dizer o nome de 3 clubes começados pela letra sorteada

Sortear uma letra e dizer o nome de 3 clubes de futebol começados por essa mesma letra. Para sortear a letra, o jogador pede a um adversário para dizer o abecedário em silêncio, e diz STOP quando quiser. O adversário diz a letra que calhou. Tem 15 segundos para responder. 

11 – PENALTY A TEU FAVOR

Lança o dado e avança automaticamente o número de casas que calhar.

12 – Dar 5 toques com o joelho

O jogador tem de dar 5 toques sem deixar a bola cair. Só pode usar os joelhos/coxas.

13 – Dar 5 toques, alternando os pés

O jogador tem de dar 5 toques sem deixar a bola cair, alternando pé esquerdo e pé direito.

14 – Dizer 3 coisas relacionadas com futebol começas pela letra sorteada

Sortear uma letra e dizer 3 coisas relacionadas com futebol, começadas por essa mesma letra. Para sortear a letra, o jogador pede a um adversário para dizer o abecedário em silêncio, e diz STOP quando quiser. O adversário diz a letra que calhou. Tem 15 segundos para responder. 

15 – Mudar de divisão

O jogador tem de ir até à divisão seguinte da casa a dar toques, e voltar até à zona de jogo. Tudo sem deixar a bola cair. PARA ESTE DESAFIO TEM 3 TENTATIVAS

16 – FALTA – CARTÃO VERMELHO

Lança o dado e recua automaticamente o número de casas que calhar.

17 – Dar 5 toques sentado

O jogador tem de dar 5 toques sem deixar a bola cair, estando sentado no chão ou numa cadeira.

18 – Dar 3 toques com a cabeça

O jogador tem de dar 3 toques sem deixar a bola cair. Só pode usar a cabeça

19 – Escolhe um país e diz 5 clubes

O jogador tem de escolher um país e dizer 5 clubes de futebol desse país. Não pode haver repetição na escolha do país. Exemplo: a partir do momento em que alguém escolhe Portugal e consegue dizer 5 clubes, os outros jogadores já não podem escolher Portugal. Tem 15 segundos para responder. 

20 – Fazer 3 flexões com a bola no pescoço

O jogador tem de fazer 3 flexões de braços com a bola presa na parte de trás do pescoço, sem deixar a bola cair. PARA ESTE DESAFIO TEM 3 TENTATIVAS

GOLO – PERGUNTA FINAL

Uma vez chegado a esta casa, o jogador já não sai mais. Terá de sortear uma pergunta e responder corretamente. Se acertar, é o grande VENCEDOR!! Para sortear a pergunta, o jogador pede a um adversário para contar até 50 em silêncio, e diz STOP quando quiser. O adversário diz o número que calhou, que será correspondente ao número da pergunta que está no ficheiro. Tem 15 segundos para responder.